A precisão dos relógios mecânicos é indicada pela “taxa diária”.
A precisão dos relógios mecânicos poderá não se encontrar dentro do intervalo especificado devido a alterações (perda/ganho) de acordo com a posição do relógio, a qual depende das condições de uso, tais como o tempo durante o qual o relógio é usado no pulso, o movimento do braço, e se a mola se encontra completamente enrolada ou não, etc.
A perda/ganho dos relógios mecânicos não é medida por uma única taxa diária, mas por taxas diárias ao longo de cerca de uma semana.
Variação da precisão de acordo com a temperatura
Os componentes que contribuem para a precisão dos relógios mecânicos são compostos de metais. É sabido que, devido às suas propriedades, os metais se expandem ou contraem com alterações da temperatura, o que influencia a precisão dos relógios. Os relógios mecânicos têm tendência a atrasar-se sob temperaturas elevadas, e a adiantar-se sob temperaturas baixas.
Condição de enrolamento da mola e precisão
De forma a melhorar a precisão, é importante fornecer regularmente energia ao balanço que controla a velocidade das engrenagens. A força motriz da mola que alimenta os relógios mecânicos varia entre o estado em que está totalmente enrolada e o estado em que está prestes a ficar desenrolada. À medida que a mola desenrola, a força reduz-se.
Uma precisão relativamente estável pode ser obtida usando o relógio no pulso com frequência para os relógios com mecanismo automático, e enrolado totalmente a mola todos os dias, à mesma hora, para os relógios com mecanismo manual.
Efeito do magnetismo
Quando afetado por um forte magnetismo externo, um relógio mecânico pode adiantar-se/atrasar-se. Os componentes do relógio podem ficar magnetizados dependendo do nível de exposição à fonte de magnetismo.
Neste caso, consulte o ponto de venda onde o relógio foi adquirido uma vez que o relógio precisa de reparação, incluindo o serviço de desmagnetização.