Este é um relógio mecânico automático com corda manual.
Quando o relógio é usado no pulso, a mola (corda) é enrolada automaticamente através do movimento natural do pulso. O relógio também pode ser alimentado rodando a coroa.
Para iniciar o relógio quando está completamente parado, dê-lhe corda rodando a coroa ou balançando-o lateralmente até o ponteiro do submostrador de segundos se começar a mover. Depois, ajuste a hora e a data antes de colocar o relógio no pulso. Para dar corda ao relógio, rode lentamente a coroa no sentido horário. Não é possível dar corda (enrolar a mola) rodando a coroa no sentido anti-horário. Desta forma, a mola pode ser totalmente enrolada. Adicionalmente, continuar a rodar a coroa depois do relógio estar completamente carregado não danifica a mola.
Para modelos com coroa de rosca, desbloqueie a coroa antes de operá-la e certifique-se de que volta a bloqueá-la depois de terminar.
O relógio funciona durante cerca de 45 horas depois de estar completamente carregado (a mola encontra-se totalmente enrolada).
Apesar do cronógrafo poder ser usado para medir um período de tempo longo, deixará de funcionar uma vez esgotada a reserva de marcha (energia disponível).
Se o relógio for usado sem ter sido totalmente carregado, podem ocorrer perdas/ganhos de tempo. Para o evitar, use o relógio durante mais de 10 horas por dia. Se o relógio for usado sem ser no pulso, certifique-se de que o carrega totalmente todos os dias à mesma hora.
Se usar um relógio que parou por a mola estar desenrolada, enrolá-la usando a coroa não vai iniciar o relógio de imediato. Isto deve-se à torsão ser reduzida no início do enrolamento devido às características dos relógios mecânicos. O ponteiro do submostrador de segundos vai começar a mover-se quando é atingido um determinado nível de torção depois da mola ser enrolada. No entanto, balançar o relógio lateralmente de forma a obrigar o balanço a oscilar pode acelerar o processo.