A bracelete está em contacto direto com a pele, e pode ficar suja com transpiração ou poeira. Assim, a falta de cuidado poderá acelerar a deterioração da bracelete, ou provocar irritações cutâneas ou manchar a roupa.
O relógio requer bastante cuidado para prolongar o seu tempo de vida.
Bracelete metálica
Humidade, transpiração ou sujidade poderão causar a formação de ferrugem mesmo numa bracelete em aço inoxidável se não forem limpos rapidamente.
A falta de cuidado poderá resultar em erupções ou provocar manchas amareladas ou douradas nos punhos de camisas e camisolas.
Limpe humidade, transpiração ou sujidade com um pano macio tão cedo quanto possível.
Para limpar sujidade junto aos espaços entre os elos da bracelete, retire-a em água e depois escove com uma escova de dentes de cerdas macias.
(Proteja o corpo do relógio de salpicos de água, envolvendo-o em película aderente, por exemplo.)
Limpe com um pano macio.
Uma vez que algumas braceletes em titânio, o qual é altamente resistente, têm pinos em aço inoxidável, poderá formar-se ferrugem nas peças em aço inoxidável.
Se a ferrugem progredir, é possível que os pinos fiquem salientes ou caiam, e a caixa do relógio poderá desprender-se da bracelete ou o fecho poderá não fechar.
Se um pino ficar saliente, pode provocar danos pessoais. Neste caso, evite utilizar o relógio e solicite a sua reparação.
Bracelete em poliuretano
Uma bracelete em poliuretano está sujeita a descoloração provocada pela exposição à luz, e pode deteriorar-se em contacto com solventes ou humidade atmosférica.
Em especial, uma bracelete translúcida, branca ou de cor clara poderá facilmente absorver outras cores, resultando em descoloração ou manchas.
Remova a sujidade em água e limpe-a com um pano seco.
(Proteja o corpo do relógio de salpicos de água, envolvendo-o em película aderente, por exemplo.)
Quando a bracelete perde flexibilidade, proceda à sua substituição por uma nova. Se continuar a usar a bracelete tal como está, esta poderá desenvolver fendas ou tornar-se quebradiça.
Bracelete em silicone
Em relação a características materiais, a bracelete suja-se facilmente, e poderá ficar manchada ou descolorida.
Remova a sujidade com um pano molhado ou um pano de limpeza.
Ao contrário de braceletes em outros materiais, rachas poderão resultar no corte da bracelete. Tenha cuidado para não danificar a bracelete com um instrumento aguçado.
Bracelete de tecido (Nylon/Poliéster)
Os óleos naturais da pele e a sujidade podem entranhar-se na bracelete por esta ter uma estrutura entrançada.
Tenha atenção ao desgaste e aos danos, etc., que podem ocorrer caso a bracelete se prenda a outros objectos.
Tenha em atenção que a bracelete pode desbotar e tingir a roupa no caso de fricção com a pele húmida (por efeito da transpiração ou da chuva, etc.).
Tenha cuidado com a eletricidade estática provocada pela fricção da bracelete com o tecido da roupa.
Se houver transferência dos óleos naturais da pele ou de sujidade para a bracelete, limpe-a cuidadosamente e de imediato com um pano seco, p.ex.
Seque a bracelete num local arejado sem exposição directa à luz do sol.
A lavagem prolongada com água pode causar alterações na textura da bracelete.
Depois de usar a bracelete em água salgada (quando mergulha, p.ex.), enxague-a muito bem para remover todo o sal.
A exposição directa à luz do Sol pode causar a descoloração da bracelete.
Notas sobre irritações cutâneas e alergias |
Irritações cutâneas provocadas por uma bracelete podem resultar de vários fatores, tais como alergias a metais ou peles, ou reações cutâneas provocadas por fricção contra poeira ou a própria bracelete. |
|
Notas sobre o comprimento da bracelete |
Ajuste a bracelete de forma a permitir alguma folga em relação ao seu pulso, para permitir uma circulação de ar adequada. |